quinta-feira, 4 de março de 2010

Minho e Pontevedra (ES)

Este passeio foi feito no mês de Dezembro, num mini de 1982.


Partimos de Santo Tirso rumo a Braga, onde visitámos o Parque Natural do Bom Jesus. Entrámos no santuário, descemos a escadaria que representa a via-sacra e passeámos na floresta.



Aproximando-se a hora de almoço, procurámos um restaurante típico em Ponte da Barca. É uma vila minhota onde caminhámos por entre ruas antigas, apreciámos a paisagem envolvente do rio Lima, sobre a sua ponte, o pelourinho, igrejas e largos.


Passámos em Arcos de Valdevez, vila antiga e histórica e, por estradas com paisagens verdejantes, chegámos a Valença do Minho.

Ficámos hospedados na Pousada de Portugal São Teotónio:

“É um hotel de charme situado no cimo do centro histórico e fortificado de Valença, em plena fronteira com Espanha, a Pousada tem uma magnífica vista sobre terras do país vizinho, e descansa sobre o tranquilo Rio Minho e as muralhas da vila”.

http://www.pousadas.pt/historicalhotels/PT/pousadas/Portugal/Norte/STeotonio/home/PousadaSaoTeotonio_Home.htm

Em Valença, sempre dentro das muralhas, percorremos as ruas de comércio tradicional e artesanal, casas históricas, igrejas e capelas. A iluminação de Natal e a quantidade de pessoas (principalmente espanholas) que se cruzavam nas ruas calcetadas e nos bares animaram a noite.



No dia seguinte, depois de um pequeno almoço reforçado na pousada e de várias fotografias na fortaleza, o mini conduziu-nos até Espanha.



Logo depois da ponte de fronteira, parámos em Tui. A catedral é espectacular, as ruas muito giras, mas como era hora da siesta, não nos foi permitido entrar em nenhum edifício histórico.

Partimos para Vigo, onde havia imenso trânsito e, por isso, nos limitámos ver tudo sem sair do carro: os edifícios imponentes, as estátuas das rotundas e praças. Usufruímos bem mais das praias da zona, são mesmo espantosas! Lanchámos na fortaleza de Baiona e o tempo meteorológico ajudou bastante!



Em A da Guarda aproveitámos para encher o depósito de gasolina do mini antes de apanharmos o Ferryboat para Portugal. Um passeio de barco, nem que seja esta simples travessia é sempre agradável.

De novo de carro, visitámos Caminha e, sempre na costa, chegámos a Viana de Castelo.

Ficámos hospedados na Pousada da Juventude de Viana, que achamos ser uma das que apresenta melhores condições.

No terceiro dia visitámos o navio Gil Eanes e subimos ao santuário de Santa Luzia. Não podemos deixar de mencionar o lanche na praia do Cabedelo, à saída de Viana do Castelo, onde se comem os melhores crepes do país .



As próximas paragens foram na Póvoa do Varzim e Vila do Conde. Nesta última entrámos numa réplica de uma nau quinhentista.

A viagem acabou onde começou: Santo Tirso. Não deixamos de aconselhar um passeio nesta cidade, visitando o parque D. Maria II, o mosteiro de S. Bento e o mosteiro da Srª da Assunção.

Sem comentários:

Enviar um comentário