Sanabria
– província de Zamora, Espanha8 dias
A viagem começou com a saída do Porto rumo Braga, onde iniciámos um trajecto com primazia a estradas secundárias por entre aldeias serranas com paisagens florestais.
Passando pela praia fluvial do Ermal, em Vieira do Minho, parámos para em Cabeceiras de Basto, onde lanchámos no centro da cidade e visitámos o mosteiro de S. Miguel de Refojos.
Seguimos por estradas nacionais, onde se encontram miradouros e parques de merendas, até chegarmos à barragem de Falperra, perto da aldeia de Paredes do Alvão. Aqui há um parque com bastante sombra, mesas de pedra, grelhadores e um bar, ideal para um piquenique.
Depois de almoço, de volta à estrada, uns quilómetros depois chegámos a Vidago. Passeámos pelos jardins do hotel Vidago Palace (www.vidagopalace.com/) um edifício neo-romântico recuperado, e pela vila a quinze quilómetros de Chaves. Com paragem em Loivos, uma aldeia onde temos amigos, seguimos até Espanha.
Mais uma vez, optámos por evitar as auto-estradas e usufruímos das paisagens naturais, bem como de igrejas típicas pelas aldeias até Puebla de Sanabria. Rapidamente chegámos ao Lago de Sanabria, parque de campismo Los Robles (aconselha-se reserva já que é muito pequeno) onde dormimos durante uma semana. Considerámo-lo agradável, com boas condições e com a vantagem de ter um restaurante com vista panorâmica para o lago, estando relativamente perto da praia Viquella.
Usufruímos das bicicletas para as idas frequentes ao lago, área protegida cujas praias fluviais têm acessibilidade para deficientes, parque de merendas, restaurante, casas de banho e esplanadas.
É o local ideal para dar uso ao caiaque, não são permitidas embarcações a motor.
O que visitar na área do lago:
Puebla de Sanabria:
É muito bonito e permite vistas magníficas sobre a vila.
- Museu dos gigantones e cabeçudos (Museo de Gigantes y Cabezudos) – entrada gratuita depois da compra do bilhete para o castelo.
- Centro de interpretação do lago e Mosteiro de San Martín de Castañeda (entrada gratuita).
- Lagoa dos peixes (Laguna de los peces). Seguindo a estrada do centro de interpretação, encontramos vários miradouros, paisagens magníficas e fontes. Depois de subir vários quilómetros, a lagoa encontra-se no final da estrada. Existe um parque de estacionamento e aqui podemos iniciar alguns percursos pedestres.
Noite: bares interessantes na vila (aconselha-se beber cidra); devido à iluminação, as ruas e monumentos são muito bonitos; nas imediações do lago, uma vez que não é uma zona muito habitada e que está acima dos 1000m de altitude, é bem visível o céu estrelado.
Já em Portugal seguimos a auto-estrada com o objectivo de lanchar em Amarante.
Esta é uma cidade com uma mística fantástica, onde foi filmado o anúncio publicitário da marca japonesa Mazda (http://www.youtube.com/watch?v=xMqis0RQJXs).
Esta é uma cidade com uma mística fantástica, onde foi filmado o anúncio publicitário da marca japonesa Mazda (http://www.youtube.com/watch?v=xMqis0RQJXs).
Depois de um gelado com vista para o rio Tâmega, é essencial a entrada no museu Amadeo Souza-Cardoso (que tem uma exposição com obras de Picasso, Miró, Kandinsky e Rodin) e uma visita ao mosteiro de S. Gonçalo.
Chegado o jantar, seguimos até ao Porto onde vivemos temporariamente, dando por concluída a viagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário